Jump to content

A Competição

 A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos constituída por engenheiros, técnicos e executivos que buscam a disseminação de técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

     As competições Baja, organizadas pela SAE, ocorrem entre instituições de ensino superior e desafiam estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que o envolvem, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

     O objetivo de cada equipe é projetar e construir um protótipo recreativo, fora de estrada (off road), monoposto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.

     Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. O projeto e fabricação do veículo, bem como toda documentação associada, deve ser desenvolvido pelos membros de equipe sem envolvimento direto de engenheiros, educadores, profissionais do ramo off-road ou ligados a esportes a motor.

    As competições BAJA SAE:

BAJA SAE Regional

BAJA SAE Brasil*

SAE BAJA MidWest

*Os três primeiros colocados na competição BAJA SAE Brasil ganham o direito de participar da competição SAE BAJA MidWest

    Estrutura da Competição:

1)Provas estáticas:


a)Relatório de projeto:

O Relatório de Projeto deve apresentar de forma clara, limpa e organizada as considerações de engenharia e os processos utilizados no desenvolvimento de cada sistema.


b)Inspeção Técnica e de Segurança:

Visa determinar se o veículo satisfaz os requisitos mínimos de configuração e segurança. é subdividida em duas partes, estática e dinâmica, obrigatoriamente nesta ordem.


c)Avaliação de Projeto: 

É feita através da Apresentação de Projeto, em que os alunos devem demonstrar as análises, desenvolvimentos, pesquisas, inovações e considerações que levaram às soluções adotadas no veículo.


2)Provas Dinâmicas:

a)Aceleração:

Mede a habilidade do veículo em transmitir potência útil na forma de aceleração.


b) Velocidade Máxima:

Mede a maior velocidade que o protótipo pode alcançar em 70m.

c) Tração (Pull Track):

Esta avaliação tem como objetivo testar a capacidade de tração dos protótipos. Uma série de toras é engatada ao ponto de reboque traseiro por uma corrente, e conforme o veículo se move, o número de toras que é arrastado aumenta, elevando a carga tracionada. Uma vez que o veículo pára de se movimentar, a avaliação está encerrada.

d) Suspension and Traction:

Esta avaliação consiste em percorrer um traçado sinuoso e com obstáculos onde é testado a capacidade de manobras e tração do veículo. O percurso da prova pode conter curvas abertas e fechadas, subidas, descidas, inclinações e obstáculos como areia, lama, pedras, costelas, troncos de árvore, etc

e) Enduro de Resistência:

No Enduro de Resistência os veículos devem completar voltas em uma pista de terreno irregular com obstáculos, em qualquer condição climática.


Para maiores informações, acesse: 


http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/baja2013/Default.aspx